O aplicativo que hoje decidimos apresentar é o Bluestacks, um emulador Android para computador.
Este emulador quando instalado no teu PC irá permitir-te usar milhares de apps existentes no Google Play.
BlueStacks
Quem é entusiasta das tecnologias e gosta de estar sempre atento aos acontecimentos recentes, sabe que o Android tem vindo a dominar o mercado mobile mundial a nível de vendas.
Segundo a StatCounter, entre janeiro de 2018 e janeiro de 2019, o Android representou, aproximadamente, 74% do setor mobile. Por isso, é natural que a loja associada ao sistema operativo, a Google Play, também tenha muita adesão.
Contudo, se a loja não fosse suficientemente competente, disponibilizando um grande número de apps de qualidade ou trazendo novas atualizações consistentemente, os utilizadores procurariam, muito provavelmente, outra loja que os satisfizesse.
Felizmente, não é isso que acontece, muito pelo contrário. Só em 2013, na Google Store estavam disponíveis mais de 1 milhão de aplicativos, e esse número, como é obvio, só tem vindo a aumentar.
Quem possui equipamentos compatíveis pode experimentar e usar todas elas livremente. No entanto, os utilizadores que possuem smartphones mais antigos, ficam limitados às aplicações que são compatíveis com os seus dispositivos e acabam por perder muitas apps interessantes.
Já a pensar nesses casos, a BlueStacks, decidiu criar um programa que emulasse todas as aplicações disponíveis para a Android no PC.
Foi então que em 2012 foi lançado o BlueStacks App Player ou BlueStacks.
Para teres uma ideia sobre o funcionamento do BlueStacks, preparámos um curto vídeo que poderás visualizar aqui.
Segundo a própria empresa, o BlueStacks recorre de mecanismos de virtualização para correr as Apps no Windows.
A empresa afirma também que este emulador é 6x mais rápido, que um smartphone topo de gama.
O BlueStacks, por mais incrível que pareça, tem mais de 300 milhões de utilizadores registados e mais de 30 mil aplicações disponíveis.
Hoje em dia, tem sido muito usado para emular jogos, que muitas vezes não correm fluidamente em certos smartphones ou acabam por deixar de ser suportados.
É um software que está em constante crescimento e que já conta com 4 versões. O BlueStacks 4 foi lançado no final de 2018, e até hoje, esta foi a melhor versão.
Esta nova versão promete diminuir o uso da memória do CPU e melhorar a performance no geral.
Por falar em performance, nesta versão, foi pela primeira vez implementada a função Multi-Instância, que permite iniciar múltiplas aplicações, lado a lado, ou iniciar múltiplas contas simultaneamente.
BlueStacks está disponível em vários idiomas, incluindo português.
Conclusão
Se, por acaso, estiveres com dificuldades para instalar aplicações no teu smartphone por ser antigo ou pouco eficiente, o BlueStacks pode ser a solução que procura.
Através deste emulador tens acesso a todas as aplicações disponíveis na Google Play, de uma forma gratuita. A única coisa que precisarás é, naturalmente, de um computador.
Podes aceder ao BlueStacks aqui.